quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Tóquio: compras

O que comprar?
Os souvenirs mais populares com reputação mundial são câmeras fotográficas e artigos óticos, rádios-transistores e equipamentos elétricos e eletrônicos, assim como relógios, sedas, pérolas, cerâmicas, artigos de bambú, bonecas, produtos damascenos e de lacas, xilogravuras e curiosidades.

PÉROLAS - Pérolas apresentam-se em grande variedade de tamanhos, formas e cores. Os preços dependem de sua uniformidade, tamanho e brilho.
KIMONO E OBI - Kimono e obi (faixas) são confeccionados com tecidos especiais que requerem técnicas altamente sofisticadas na maneira de tecer, de tingir e de configurar.
ARTIGOS DE LACA - Artigos de laca distinguem-se pela sua durabilidade e requer bastante cuidado conforme a sua natureza.
LANTERNAS - Lanternas de papel produzidas na Província de Gifu são do tipo que se usa durante o verão, quando são penduradas nas varandas.
CERÂMICAS E LOUÇAS - Pratos, vasos e utensílios de chá, assim como artigos altamente artísticos são itens de souvenir muito populares.
CLOASONADOS - Cloasonados japoneses trabalhados como jóias por grandes designers reluzem e atraem os turistas.
DAMASCENOS - O encanto dos damascenos consistem de motivos complexos e deslumbrantes pintados e folheados em ouro e prata e incrustados sobre uma superfície de aço preto.
PRODUTOS DE SEDA - A seda japonesa é superior em sua qualidade. A alta técnica em tintura e a originalidade das estampas conferem uma beleza incomparável aos artigos de seda japonesa.
XILOGRAVURAS “Ukiyoe” - Xilogravuras coloridas, mostrando a vida e o cenário do dia-a-dia do Japão vem ganhando fama entre os colecionadores, tanto domésticos como do exterior.
EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS - Todos os itens gozam de uma reputação mundial pela sua alta qualidade e precisão.
CÂMERAS E ARTIGOS ÓTICOS - Câmeras fotográficas, filmadoras, lentes e acessórios, assim como binóculos, microscópios e telescópios são os artigos visados.
ARTES E OFÍCIOS - Os produtos locais são também um ótimo souvenir. Quase todos os ‘resorts’ têm suas artes exclusivas e artesanatos legados de geração em geração.
ARTIGOS DE BAMBU - O bambu cresce em toda parte do Japão e é largamente utilizado para fazer enfeites e artigos de utilidade doméstica.
BONECAS - Bonecas japonesas fazem parte de muitas coisas, cada qual mostrando as características locais ou de uma determinada época da história.
LEQUES JAPONESES - Os leques usados nas danças japonesas são muito atraentes em seus designs coloridos.

Onde comprar?

Você vai encontrar vastas opções para suas compras, desde lojas especializadas, galerias de hotéis, shopping centers, até lojas de departamentos onde souvenirs podem ser adquiridos com isenção de imposto aduaneiro (duty-free). Estas lojas estão sempre lotadas nas grandes e pequenas cidades.

A maioria delas dispõem de áreas de comércio vantajoso, muito conhecidos, freqüentados também pelos residentes locais. Entre as áreas recomendadas para compras em Tóquio estão Ginza, Shinjuku e Shibuya. Já a zona eletrônica de Akihabara é mundialmente famosa por sua incrível variedade de aparelhos eletrônicos e elétricos de todos os tipos.

LOJAS ESPECIALIZADAS
Muitas lojas e armazéns especializados podem ser encontrados ao longo das ruas comerciais das grandes cidades. Artigos de qualidade, tais como câmeras fotográficas, relógios, bolsas, cosméticos, sedas, artigos de laca, pérolas, xilogravuras e bonecas, são os principais itens especializados.

GALERIAS DE HOTÉIS E SHOPPING CENTERS
Fazer compras nas galerias dos hotéis e shopping centers é muito conveniente, desde que a variedade de artigos esteja agrupada num local. Os funcionários falam inglês.

LOJAS DE DEPARTAMENTOS
As lojas de departamentos do Japão são enormes e ótimas para compras, pois lidam com quase todos os itens

Fonte: http://www.japaoinfotur.org/img/pdf/O_japao_31a42_screen.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário