quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Theatro São Pedro

    Na praça central de Porto Alegre, próximo a Catedral, ao Palácio do Governo, Palácio da Justiça, da Assembléia legislativa. O teatro é muito bem cuidado pela D. Eva Sopher que assumiu em 1975 a direção do Theatro São Pedro, com a incumbência de dirigir as obras da total reconstrução e restauração deste monumento histórico-cultural do estado gaúcho. 
     Com o trabalho intenso da D. Eva, além da restauração do Theatro, construiu-se o Multipalco, um espaço fantástico para o desenvolvimento da arte teatral, com salas para diversos tipos de encenação.

Site: http://www.teatrosaopedro.com.br/tsp/novo/

Tour virtual: http://www.teatrosaopedro.com.br/tsp/novo/tour

O PROJETO
O projeto externo do prédio do São Pedro foi entregue por Felipe de Normann em 1852. Recebeu várias críticas, devido ao desacordo entre a fechada e o conteúdo, refletindo uma excentricidade: olhando de fora parece ter dois andares, quando na verdade são quatro. Outra curiosidade é que a plateia do TSP não tem um corredor central, que já teve, mas, depois da reconstrução, o corredor foi abolido, para que se pudesse distanciar mais as fileiras de poltronas e melhorar a visibilidade.




O Lustre
        A luminária original possuía um dispositivo para evitar que a cera das velas caísse sobre os espectadores. Tanto cuidado não evitou que o lustre sumisse por um bom tempo, sendo localizado a muito custo na Igreja Matriz de Rio Pardo, já sem grande parte dos pingentes de cristal, levados presumivelmente por turistas. O lustre atual foi confeccionado em Porto Alegre, com mais de 30 mil peças de cristal nacional e da Boêmia.





E não perca!!! Todo mês de janeiro Tangos e Tragédias!!! Incrível!! Mais comentários num post próprio...




Nenhum comentário:

Postar um comentário