sábado, 22 de agosto de 2009

Casa Olivio Gomes, São José dos Campos - SP






Essa é a minha cidade, onde nasci e onde passei a minha adolescência e parte da juventude. Por isso tem um significado muito especial essa casa para mim.

Fonte: http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=2403
18h34min - 18/11/2006
SJC: Casa de Olivo Gomes será restaurada
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Petrobras firmam neste mês o contrato de patrocínio para realização do projeto de restauração da Residência Olivo Gomes, localizada no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, em São José dos Campos.

O valor do projeto é de R$ 109 mil reais e foi beneficiado pelo programa Petrobras Cultural. A verba destinada servirá para a contratação de uma empresa especializada em projeto de restauro de edificações que fará a avaliação completa do prédio.

Em todo o Estado de São Paulo, somente o projeto proposto pela Fundação Cultural foi selecionado na categoria em que concorreu, Apoio à Elaboração de Preservação de Bens Culturais.

A Residência Olivo Gomes pertence ao complexo formado pela antiga Tecelagem Parahyba e Fazenda Santana do Rio Abaixo, que é considerado zona de preservação pelo município.

Projetada pelo arquiteto Rino Levi e com jardins de Burle Marx, a casa foi concluída em 1952, como um exemplar significativo da arquitetura moderna e um reflexo do momento de industrialização pelo qual a cidade passava.

Viagens

É muito bom poder viajar e descobrir um mundo de informações novas. É encantador poder usufruir da criatividade de diversas culturas. Aqui pretendo registrar um pouco das minhas poucas experiências. Aproveite!